8 de set. de 2008

Ilhas de Uros e de Taquile!!!

Holla!!! Sao07h07 da manha (09h07 no Brasil). Estamos nos preparando para deixar o hotel (desta vez ficamos num lugarzinho melhor hehehehehe) e pegar um onibus para retornar a Cusco. Lá ainda temos vários lugares para conhecer. O plano é pernoitar lá duas noites e depois retornar para Lima (aviao) e de Lima para o Brasil (Saudadeeeeeeeeeeeeeee!!!).

Ontem conhecemos as Ilhas Flutuantes de Uros e a Ilha de Taquile, que ficam no Lago Titicaca. Dois lugares muito interessantes. Pena que nao tenho como como colocar as fotos agora. Mas, vou ver se em Cusco consigo encontrar um computador mais normalzinho e moderno para baixar as imagens.

Para chegar a esses dois lugares usamos o serviço de balsas deles e contratamos os passeios no próprio hotel. No grupo que estávamos todos casais jovens (como nós hahahahaha) e de várias partes do mundo (Espanha, Rússia, Estados Unidos, França) e também de cidades do próprio Peru.

Passamos horas navegando no Titicaca: 45 min na primeira ilha e quase 3h para chegar a outra. O lago é lindo... tem um cor espetacular... turquesa..

Numa das ilhas de Uros conhecemos a forma como eles constróem as ilhas artificiais utilizando totora e raiz de totora e também um pouco do modo de vida deles. Quando descemos da embarcaçao e pisamos na tal ilha achei que ia me atolar e deixar o meu tenis no meio das totoras. O chao afundava um pouco.

Em seguida o guia nos reuniu e começou a explicar toda a história deles. Essa parte foi muito interessante. Tiraram um pedaço do chao (pequeno), tipo uma tampa e colocaram uma pedra amarrada numa corda para mostrar a profundidade: 17 metros!!! E eu achando que ia deixar só o tênis atolado na ilha. Hehehehehe

Depois uma das famílias, que vivem na ilha, nos convidou para conhecer a casa deles. Trata-se de uma espécie de ¨oca¨ feita de totora, que eu bem cética estou até agora questionando se realmente eles vivem lá.

Achei o lugar muito montadinho para ¨gringo¨ ver, mas tudo bem. Augustin e Mercedes nos mostraram onde dormiam e onde cozinhavam e em seguida já começaram a nos ¨morder¨ querendo vender os artesanatos deles. Tudo bem legal, mas bem caro tb. Vivem cerca de 1 mil pessoas nas Ilhas de Uros.

Na Ilha de Taquile o povoado é diferente e tem regras próprias, como por exemplo: há mais de 30 restaurantes na ilha e eles fazem uma escala de funcionamento por semana. Imagino que seja para que todos possam trabalhar durante a baixa temporada. Em Taquile vivem 2 mil pessoas.

Obs.: Em Taquile qualquer pessoa ou casal que tenta fazer uma foto leva um susto porque surge do nada uma criancinha ao lado para participar. No início é engraçado depois a gente já fica com vontade de atirar a criancinha no meio do lago. Após a foto elas ainda pedem 1 sole. Hehehehe

Bom, tenho que encerrar o relato. Teria muito mais para contar, mas temos que tomar nosso ¨desayuno¨ (café da manha) e ir para a estaçao rodoviária pegar o onibus para Cusco.

Beijos!!!! Estamos com saudades do Brasil, do Rio Grande, de tomar um chimarrao e de comer um churrasco!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

6 comentários:

Anônimo disse...

Olá, meus queridos. Fiquei muito, muito feliz por falar com vocês pelo msn hoje.
No entanto, tenho que fazer um protesto... Dai, como tu diz que teve vontade de jogar a criancinha no lago? Lamento, amiga, mas vou ter que te denunciar para o Conselho Tutelar. É apenas uma forma de prevenção porque se o Pedro for que nem eu vai amar uma fotinho e já pensou ele querendo aparecer nas tuas fotos e tu querendo jogar meu pimpolho numa sanga (aqui é difícil achar lago)? eehehehehhe
Quanto às fotos... Realmente é uma pena não conseguir postar fotos, mas os posts são muito legais, realmente fico imaginando tudo que tu conta, amiga. Adoro ler os posts, adoro mesmo.
Tu disse que estão com saudade de comer churrasco, né? Então... Quando voltarem venham aqui em casa que a gente espera vocês com um churrasco bem gostoso. É só avisar quando puderem vir.
Amamos muito vocês.
Beijão.

Anônimo disse...

Oi, compadres. Voltei para contar que aquela foto que mandei para vocês, do Pedro dormindo com a girafa, foi publicada no site da ZH e publicaram, também, uma dele e do Elton de camiseta do grêmio. hehehe O link é:

http://www.zerohora.com/Meu Álbum

Procurem por Pedro dormindo.

Beijos.

Anônimo disse...

João diz , que bom que voçes gostaram desta ilha maravilhosa e maluca e4o churrasco de voçes esta reservado.bjos.

Anônimo disse...

mami ,tobo e andre todos com muita saudade.

Anônimo disse...

Ser feliz e reconhecer q vale a pena viver a vida,apesar dos desafios e...voces sao assim.beijos da Mami.

Anônimo disse...

Oi, compadres. Voltei para dizer que vim ver se tinha post novo. O Pedrinho tá dodói. Muito gripadinho. Vamos levá-lo à pediatra hoje.
Beijos.