Holla!!! Sao07h07 da manha (09h07 no Brasil). Estamos nos preparando para deixar o hotel (desta vez ficamos num lugarzinho melhor hehehehehe) e pegar um onibus para retornar a Cusco. Lá ainda temos vários lugares para conhecer. O plano é pernoitar lá duas noites e depois retornar para Lima (aviao) e de Lima para o Brasil (Saudadeeeeeeeeeeeeeee!!!).
Ontem conhecemos as Ilhas Flutuantes de Uros e a Ilha de Taquile, que ficam no Lago Titicaca. Dois lugares muito interessantes. Pena que nao tenho como como colocar as fotos agora. Mas, vou ver se em Cusco consigo encontrar um computador mais normalzinho e moderno para baixar as imagens.
Para chegar a esses dois lugares usamos o serviço de balsas deles e contratamos os passeios no próprio hotel. No grupo que estávamos todos casais jovens (como nós hahahahaha) e de várias partes do mundo (Espanha, Rússia, Estados Unidos, França) e também de cidades do próprio Peru.
Passamos horas navegando no Titicaca: 45 min na primeira ilha e quase 3h para chegar a outra. O lago é lindo... tem um cor espetacular... turquesa..
Numa das ilhas de Uros conhecemos a forma como eles constróem as ilhas artificiais utilizando totora e raiz de totora e também um pouco do modo de vida deles. Quando descemos da embarcaçao e pisamos na tal ilha achei que ia me atolar e deixar o meu tenis no meio das totoras. O chao afundava um pouco.
Em seguida o guia nos reuniu e começou a explicar toda a história deles. Essa parte foi muito interessante. Tiraram um pedaço do chao (pequeno), tipo uma tampa e colocaram uma pedra amarrada numa corda para mostrar a profundidade: 17 metros!!! E eu achando que ia deixar só o tênis atolado na ilha. Hehehehehe
Depois uma das famílias, que vivem na ilha, nos convidou para conhecer a casa deles. Trata-se de uma espécie de ¨oca¨ feita de totora, que eu bem cética estou até agora questionando se realmente eles vivem lá.
Achei o lugar muito montadinho para ¨gringo¨ ver, mas tudo bem. Augustin e Mercedes nos mostraram onde dormiam e onde cozinhavam e em seguida já começaram a nos ¨morder¨ querendo vender os artesanatos deles. Tudo bem legal, mas bem caro tb. Vivem cerca de 1 mil pessoas nas Ilhas de Uros.
Na Ilha de Taquile o povoado é diferente e tem regras próprias, como por exemplo: há mais de 30 restaurantes na ilha e eles fazem uma escala de funcionamento por semana. Imagino que seja para que todos possam trabalhar durante a baixa temporada. Em Taquile vivem 2 mil pessoas.
Obs.: Em Taquile qualquer pessoa ou casal que tenta fazer uma foto leva um susto porque surge do nada uma criancinha ao lado para participar. No início é engraçado depois a gente já fica com vontade de atirar a criancinha no meio do lago. Após a foto elas ainda pedem 1 sole. Hehehehe
Bom, tenho que encerrar o relato. Teria muito mais para contar, mas temos que tomar nosso ¨desayuno¨ (café da manha) e ir para a estaçao rodoviária pegar o onibus para Cusco.
Beijos!!!! Estamos com saudades do Brasil, do Rio Grande, de tomar um chimarrao e de comer um churrasco!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!